Como fazer um agendamento no INSS pela internet?

22/03/2021

Desde o segundo semestre de 2019, todos os agendamentos começaram a ser feitos de forma totalmente online através da plataforma Meu INSS, diretamente do seu computador ou celular.

Com esta nova forma de agendamento no INSS, você pode evitar ter que reservar praticamente a metade de um dia só para conseguir ser atendido no INSS. 

Nesse post eu vou te explicar em 06 passos como funciona essa plataforma e como você faz para pedir qualquer benefício pela internet de forma simples e rápida. 

Seguindo nosso passo-a-passo você pode ter grandes chances de ter seu benefício concedido sem que precise ingressar com uma ação na justiça, o que poderia demorar bastante tempo.

1º passo - Acesse o site

Acesse o site do Meu INSS.

Na página principal do Meu INSS vai abrir pedindo para você entrar, se cadastrar ou se inscrever no INSS.  

Ao rolar a página do sistema, você ainda verá alguns acessos rápidos, como Agendamentos/Solicitações, Agendar Perícia e Emitir Guia de Pagamento (GPS).


2º Passo - Preenchimento dos dados

Caso você ainda não possua uma conta, você deve clicar em "Entrar" e essa página irá abrir: 

Se já possui uma senha de acesso ao sistema (ela pode ser criada no próprio guichê de atendimento da agência do INSS ou nas agências bancárias conveniadas), basta então digitar o número do seu CPF e clicar em "Avançar".

Já, se ainda não possui uma senha de acesso ao sistema, clique em "Crie sua conta", e irá abrir essa nova janela:

Escolha uma opção de cadastro para criar sua conta. Normalmente, indicamos a opção "Número do CPF", o qual abrirá essa nova janela:

Digite o seu CPF e nome completo. Após selecione as opções "Li e estou de acordo com os Termos de uso" e "Não sou um robô". Posteriormente, clique novamente em "Avançar".

Irá abrir uma nova página para validação dos seus dados pessoais, habilitação de cadastro e posterior cadastramento de senha.

Após esses procedimentos, você será redimensionado para a página inicial do Meu INSS. Preencha seu CPF e a senha anteriormente cadastrada e siga o 3º Passo, a seguir.

É um processo que demora um pouco da primeira vez, mas depois facilita seu acesso a qualquer serviço e informação do INSS. Aqui no escritório criamos o perfil do Meu INSS para todos os clientes. 


3º Passo - Requerimento

Após você estar logado no site, irá carregar a tela de serviços em destaque do Meu INSS

Então, você deve clicar em "Agendamentos/Solicitações" e abrirá uma página com todos os seus requerimentos, caso você não tiver nenhum, aparecerá a mensagem: "nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada".

Para agendar um pedido de benefício em alguma agência do INSS, basta você clicar no ícone novo requerimento, no canto inferior direito.


4º Passo - Escolha do serviço

Agora vai aparecer uma lista grande de diversas opções de atendimento no canal do INSS.

Nela tem várias opções. Se você quiser solicitar uma aposentadoria, por exemplo, você deve ir à opção Aposentadorias e CTC e Pecúlio.


5º Passo - Dados de contato

Solicitado o benefício e anexado os documentos, agora você deve conferir os seus dados e preencher suas informações de contato: celular, telefone fixo, endereço e e-mail.

É obrigatório deixar pelo menos uma forma de contato. Então, caso você não tenha celular, coloque o número do seu telefone fixo, e vice-versa.

Revise se as informações de contato estão certas. O INSS pode entrar em contato com você com base no que você preencheu.


6º passo - Escolha a agência do INSS

Após avançado em todas as etapas para fazer o seu requerimento, você deve encontrar a agência da Previdência Social mais próxima de você para receber o seu pedido.

O site do INSS disponibiliza três opções para você encontrar a agência mais próxima de você:

  • por CEP;
  • por Município;
  • pela sua Localização.

Priorize a procura por CEP ou por Município, pois a procura pela localização de seu computador na maioria das vezes costuma dar errado.

Após colocar as informações, selecione o botão "consultar" no canto inferior direito.

Selecione a agência mais próxima de você ou a mais cômoda e clique em "Avançar", novamente.

Pronto! Depois disso é só seguir, revisar e confirmar todos os dados do agendamento. E não se esqueça de imprimir o seu comprovante de requerimento!

Dica: a documentação a ser anexada no seu requerimento faz toda a diferença para a obtenção do seu benefício. A falta dela pode fazer o INSS negar seu benefício ou conceder ele com um valor inferior.

Jamais postergue o seu direito de agendar um benefício no INSS

Em várias ocasiões, muitas pessoas costumam "deixar para amanhã" o agendamento no INSS do seu benefício ou então só vão à agência "tirar dúvidas" sobre ter ou não direito aos benefícios ou revisões, sem marcar o devido agendamento do seu pedido.

Assim, como não realizaram o procedimento correto, muitas vezes descobrem após meses ou anos que se tivessem feito o agendamento na época certa, já teriam conseguido o benefício a partir daquela data, e como não fizeram, acabam por vezes perdendo milhares de reais.

Sempre que você ficar em dúvida contate um advogado especializado em Direito Previdenciário, pois a instrução do pedido mal feita poderá causar sérios prejuízos financeiros para o seu futuro.

Caso você seja cliente do escritório Rafael Tician Advocacia Previdenciária, nós realizamos todo os tipos de procedimentos para você, sem precisar sair de casa ou do trabalho, e muito menos sem precisar se preocupar em acompanhar e dar andamento ao seu pedido ou se estressar com qualquer tipo de burocracia que venha a surgir no INSS.


Acesse também o nosso artigo: Afinal, o que é o sistema Meu INSS?